quinta-feira, 24 de julho de 2014

Dominó De Frações

DOMI DE FRAÇÕES

OBJETIVOS:


  • desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático;
  • desenvolvimento de estratégias de jogo;
  • estimular a observação e concentração.
MATERIAL:


Dominó de frações com 28 peças.

RELATOS HISTÓRICOS
Considerados grandes aliados na construção dos conceitos lógico-matemáticos os jogos podem desencadear o desenvolvimento dos mecanismos de equilibração, constituindo-se valiosos meios para favorecer a construção dos conhecimentos.
É importante ressaltar que o jogo permite a aprendizagem e o desenvolvimento da criança. É sobretudo a ação de jogar o grande impulso para o aprender e essa ação sem dúvida depende da compreensão. Vale lembrar que os jogos de regras, por ter regras, pressupõe organização, coordenação, e ação cooperativa.
O jogo de dominó é um instrumento que possibilita o desenvolvimento dos conceitos lógico-matemáticos, além de oferecer a oportunidade ao professor de levantar diferentes estratégias de trabalho, considerando as diferentes faixas etárias dos alunos.
O jogo traz, na sua estrutura e forma de jogar alguns aspectos que podem auxiliar na construção de conceito, como:
  1. Noção Espacial – quando o jogo é organizado em um espaço determinado, obedecendo às regras.
  2. Representação – a criança tem de observar o que está acontecendo em cada momento do jogo, concentrando sua atenção nas peças que estão sendo utilizadas para atingir seu objetivo.
  3. Antecipação e Planejamento – a criança precisa prestar a atenção para poder imaginar previamente, antecipar a jogada identificando qual peça utilizará.
  4. Busca de diferentes soluções – o jogo auxilia e incentiva o aluno a adotar uma atitude de pesquisa e questionamento em busca de soluções.
  5. Identidade – no jogo de dominó há respeito pelas regras, pelo outro e pela sua vez de jogar.








PROCEDIMENTOS:

Como jogar?
As regras do dominó são bastante simples e quase todo mundo conhece. Mas se você não conhece Podem participar 2, 3 ou 4 jogadores. As peças devem ser embaralhadas com as faces ilustradas voltadas para baixo. Depois, cada jogador pega uma peça de cada vez no monte até que todas estejam distribuídas. Uma pessoa sorteada começa o jogo, revelando uma peça. Então, no sentido dos ponteiros do relógio, os jogadores, um a um, vão juntando peças pelas figuras iguais às das pontas do conjunto que vai se formando. Se um jogador não tiver nenhuma peça com ilustrações iguais às das pontas, ele fica uma rodada sem jogar. Ganha quem conseguir se livrar de todas as suas peças antes dos outros.

 Por : Neto Sato 33º

Nenhum comentário:

Postar um comentário