quarta-feira, 23 de julho de 2014

Baralho Matemático Conjunto Z


BARALHO MATETICO – CONJUNTO Z
OBJETIVO:

a) Oportunizar contato com as quatro operações de modo divertido;
b) Vivenciar momentos de descontração e alegria e assim adquirir o gosto pela matemática.

MATERIAL:
a) 48 cartas - 24 com operações desejadas e 24 com os resultados.
Em cartolina recortam-se 48 cartas para cada grupo de três ou quatro jogadores: 24 com as operações desejadas e 24 com os resultados. Para as séries iniciais, as operações serão de adição e de subtração. Para as séries mais adiantadas, as cartas poderão conter operações de multiplicação e divisão, mais simples ou mais complexas, bem como outros conceitos matemáticos, dependendo das condições da turma.




RELATOS HISTÓRICOS:

a) Através de jogos de baralhos desenvolve-se raciocínio, ação rápida e pensamento lógico, além da descontração, integração e prazer de competição.
b) O jogo de baralhos foi trazido pelos imigrantes e perpassa pela história do nosso povo.

PROCEDIMENTOS:
a) No centro da mesa, colocam-se as 24 cartas, viradas para baixo, em forma de monte, contendo os resultados.
b) As outras 24 cartas contendo as operações serão divididas entre os participantes .
c) Cada aluno desvira uma carta da mesa. Encontrando a resposta certa para uma das cartas que tem na mão, forma com ela um par e ganha um ponto, se a resposta não corresponder a nenhuma das operações contidas em suas cartas, recoloca a carta no centro da mesa, com o resultado para baixo, reiniciando, desse modo, um segundo monte, e passa a vez para o companheiro.
d) Se o aluno comprar a carta com o resultado 8, por exemplo, e formar um conjunto com a carta 11 – 4, o resultado estará errado e ele perderá um ponto.
e) A conferência dos resultados e a marcação dos pontos será feita numa ficha, pelos próprios alunos.

Observações:

É preciso cuidar para que haja só um resultado correto para cada carta, e as 24 operações deverão ter resultados diferenciados.
É oportuno lembrar também que deve haver rodízio entre os participantes dos vários grupos, a fim de que todos possam jogar realizando tantas operações diferentes quanto forem os baralhos dos diferentes grupos. Outra variante é que o jogo seja disputado em duplas.
Os baralhos deverão ser diferentes entre si. Desta forma, a simples troca de cartas entre os grupos garantirá um jogo novo e estimulante.



BARALHO MATEMÁTICO – CONJUNTO Z (1- adição algébrica 2- quatro operações)





+5 - 4 =




+ 3


- 2 + 8 =


+ 12


Operações (adição algébrica)
Resultados
1) +5 – 4 =
2) – 3 + 5 =
3) – 7 + 10 =
4) +9 – 5 =
5) +1 +4 =
6) – 2 + 8 =
7) – 3 + 10 =
8) + 5+3 =
9) – 1 + 10 =
10) – 2 + 12 =
11) + 13 – 2 =
12) – 8 + 20
13) – 5 + 4 =
14) + 3 – 5 =
15) + 7 – 10 =
16) – 9 + 5 =
17) – 1 – 4 =
18) + 2 – 8 =
19) + 3 – 10 =
20) – 5 – 3 =
21) + 1 – 10 =
22) + 2 – 12 =
23) – 13 + 2 =
24) + 8 – 20 =

1) +1
2) +2
3) +3
4) +4
5) +5
6) +6
7) +7
8) +8
9) +9
10) +10
11) +11
12) +12
13) – 1
14) – 2
15) – 3
16) – 4
17) – 5
18) – 6
19) – 7
20) – 8
21) – 9
22) – 10
23) – 11
24) – 12


Operações (quatro operações)
Resultados
1)(–14) (–7) =
2)(–20) (– 5) =
3)(–12) (–2) =
4)(+16) (+2) =
5) +13 – 3 =
6)(+4) (+3) =
7) – 6+20 =
8) + 8+8 =
9)(+6) (+3) =
10)(–4) (–5) =
11) –2+24 =
12)(–3) (–8) =
13)(+18) (–9)=
14)(–12) (+3) =
15) (–24) (+4)=
16)(–32) (+4) =
17) – 8 – 2 =
18) (+2) (–6) =
19) + 6 – 20 =
20) – 18 + 2 =
21)(–9) (+2) =
22)(+2) (–10) =
23) –10 – 12 =
24) (+6) (–4) =

1) +2
2) +4
3) +6
4) +8
5) +10
6) +12
7) +14
8) +16
9) +18
10) +20
11) +22
12) +24
13) – 2
14) – 4
15) – 6
16) – 8
17) – 10
18) – 12
19) – 14
20) – 16 21) – 18
22) – 20
23) – 22
24) – 24



                  
Publicado Por : Rodrigo Hipolito



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